sábado, 4 de maio de 2013

Transparência tributária na Nota Fiscal. Procedimentos.

Para dar procedimentos à exigencia da Lei de Transparência dos Tributos Federais, Estaduais e Municipais na NF os contribuintes que se utilizam da NF-e foi divulgada, no portal da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Nota Técnica (NT) 2013/003, versão 1.00a.
No âmbito do Sped, o Ajuste Sinief nº 7/2013 dispõe sobre os procedimentos na emissão de documentos fiscais, para fins de esclarecimento ao consumidor, conforme disposto na Lei nº 12.741/2012, cujas disposições são objeto da NT em referência.
É preciso muita atenção ao cumprimento desta legislação, pois a penalidade é de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e é rigorosa, podendo, inclusive, chegar ao ponto de fechar o estabelecimento.
A lei também permite que estas informações tributárias ao invés de constarem no documento fiscal poderão constar de painel afixado em local visível do estabelecimento, ou por qualquer outro meio eletrônico ou impresso, de forma a demonstrar o valor ou percentual, ambos aproximados, dos tributos incidentes sobre todas as mercadorias ou serviços postos à venda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário